Arte Romana
História da Arte Romana, influência grega, afrescos, esculturas, arquitetura, pintura
História da Arte Romana, influência grega, afrescos, esculturas, arquitetura, pintura
Introdução
Com forte influência dos etruscos, a arte romana antiga seguiu os modelos e elementos artísticos e culturais da Grécia Antiga e chegou a "copiar" estátuas clássicas. Imperadores, deuses e figuras mitológicas foram retratados nas esculturas romanas.
Arquitetura romana
Durante a época do auge do Império Romano, houve a construção de diversos monumentos públicos em homenagem aos imperadores romanos. Na arquitetura, destacam-se a construção de portais, aquedutos, prédios, monumentos e templos.
Pintura romana
A pintura mural (afrescos) recorreu ao efeito da trimensionalidade. Os afrescos da cidade de Pompéia (soterrada pelo vulcão Vesúvio em I a.C.) são representativos deste período. Cenas do cotidiano, figuras mitológicas e religiosas e conquistas militares foram temas das pinturas romanas.
Os gêneros artísticos mais comuns na pintura romana eram: paisagens, retratos, arquiteturas, pinturas populares e pinturas triunfais.
Os pintores romanos usavam como materias de trabalho tintas produzidas a partir de materiais da natureza como, por exemplo, metais em pó, vidros pulverizados, substâncias extraídas de moluscos, pó de madeira e seivas de árvores.
Para saber mais (indicação de bibliografia):
- Arte Greco - Romana - Visual Encyclopedia Of Art
Autor: Scala
Editora: Scala
Autor: Scala
Editora: Scala
- A Arte Etrusca e Romana - Coleção Saber Ver
Autor: Martin, Alfonso Jimenez
Editora: Martins Fontes
Autor: Martin, Alfonso Jimenez
Editora: Martins Fontes